Afinação do violão

Afinação do violão



Vamos conhecer de um modo geral, o violão. 

O violão se encaixa na categoria "Instrumento de cordas", possui 6 cordas, cada uma possui um diâmetro diferente e é capaz de produzir notas musicais a partir de suas vibrações. O violão pode possuir dois tipos de encordamento, Nailon ou Aço, é extremamente recomendado que o iniciante possua encordamento de nailon. Começamos a contar as cordas, da mais fina para a mais grossa, ou seja chamamos a mais fina de 1ª corda. As seis cordas, soltas, (quando tocadas sem as pressionar com nenhum dedo da mão esquerda) produzem as seguintes notas. 

1ª corda: Mi 
2ª corda: Si 
3ª corda: Sol 
4ª corda: Ré 
5ª corda: Lá 
6ª corda: Mi 

O braço do violão está dividido em casas (pequenos retângulos delimitados por uma fina peça de metal). Ao pressionarmos uma das cordas com um dedo da mão esquerda, estaremos alterando sua tensão e consequentemente o som emitido por sua vibração, resumindo, estaremos tocando uma outra nota musical. As casas são contadas, no sentido da cabeça do violão para a caixa do violão.





Afinação do Instrumento 



Uma das coisas mais irritantes para um iniciante, é afinar o violão, primeiro porque ele ainda não desenvolveu habilidade auditiva, ele sabe que está desafinado, mas não sabe quando está afinado, e segundo, porque realmente é uma coisa difícil. 
A tensão nas cordas é regulada apartir das tarraxas (pinos que ficam na cabeça do violão, na extremidade do braço). Se o som produzido pela corda for mais baixo do que o desejado, é preciso girar a tarraxa correspondente para esquerda, isso irá aumentar a tensão na corda e fará com que o som fique mais agudo. 
Para afinar um violão, é preciso um som de referência, no caso pode ser a nota Lá, gerada através de um instrumento acústico chamado de diapasão, que pode ser de dois tipos: de percussão e de sopro, o primeiro é feito de metal e possui duas pontas, já o segundo é parecido com uma gaita. Este instrumento produz um som estabelecido internacionalmente pelo Congresso de Londres, em 1939. Numa temperatura de 20º C, o diapasão possui uma frequência de vibração de 440Hz, o que corresponde a nota Lá, que deve ser o som da 5ª corda solta. 
Depois de tomar uma verdadeira surra para igualar o som do diapasão com o da 5ª corda, podemos começar a afinar as outras. Procederemos da seguinte forma. 

O som da 5ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 
4ª corda solta (corda de baixo) 
O som da 4ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 
3ª corda solta (corda de baixo) 
O som da 3ª corda pressionada na 4ª casa corresponde ao som da 
2ª corda solta (corda de baixo) 
O som da 2ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 
1ª corda solta (corda de baixo) 
O som da 5ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 
4ª corda solta (corda de baixo) 
O som da 6ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 
5ª corda solta (corda de cima)



Por Teodorio Alves ( TeoBAss )

Nenhum comentário:

Postar um comentário