Dicas


Veja como fazer a manutenção do seu Violão


Uma vez por ano, é interessante desmontar o violão, para assim, verificar certos problemas e também fazer uma limpeza geral no instrumento. 


Esse processo de manutenção envolve algumas partes, como: 

A parte onde ficam as tarraxas (também chamada como mão do violão) - É possível limpar e lubrificar seus mecanismos.  Mesmo que seja quase imperceptível, esse local costuma acumular muita sujeira. E essa sujeira meu amigo, aos poucos, irá prejudicar o seu violão!O Braço do Violão (escala) - É muito comum o acúmulo de sujeira na parte da frente do braço, devido o contato excessivo de suor dos dedos e, em alguns casos, ferrugem das cordas.E finalmente, o interior do seu violão - Eu pessoalmente já vi violões com ninho de barata e teia de aranha em seu interior. Por isso, além de limpar as tarraxas é muito importante uma vez ao ano você passar um aspirador de pó dentro do seu violão!


















Mas cuidado para não vedar a boca ao passar o aspirador, pois isso pode criar um vácuo dentro do violão, podendo arrebentar o tampo do instrumento, por causa da pressão interna.
Outra peça importante do seu Violão que não podemos esquecer, 
os trastes. Sabe por que aqueles trastes menos usados ficam 
mais escuros? Aquilo é sujeira da mão, da corda e, também, 
do tempo.
 Uma leve raspadinha com o auxílio de uma palha de aço fina, dará 
o brilho novamente. 


Para executar essa limpeza, é fundamental proteger a escala com 
fita crepe.

Na junção do traste com a escala, é muito comum o acúmulo de resíduos. Para retirá-los, é bem simples: Basta usar um palito de dente. Para ajudar na manutenção, pode-se usar óleo a base de limão (óleo de peroba também é bom) para hidratá-la e dar uma boa lustrada no tampo.


Agora vejamos um Guia passo à passo de como fazer a manutenção do seu violão, coloquei algumas fotos, espero que vocês compreendam e gostem dessa dica :) Vamos lá:CORPO Existem muitos produtos especializados para a limpeza e o polimento dessa parte do violão. O luthier sempre recomenda o uso do óleo de peroba, que garante um resultado satisfatório.  Também é possível utilizar ceras automotivas. Estas ajudam na tarefa de polir e retirar arranhões e escoriações leves. Confira o procedimento para efetuar a limpeza do corpo e da escala.
           1° Afrouxe as cordas
   2° Aplique o óleo de peroba no corpo
3° Faça o mesmo procedimento
             na escala
      4° Coloque as cordas novamente
                    no lugar

Tarraxas:


Para mantê-las sempre com movimento suave e evitar desgastes nas juntas, deve-se aplicar óleo mineral. Procure direcionar o produto para a engrenagem. Se isso não resolver o problema, peça para um luthier desmontar essa peça para analisar mais detalhadamente.

1° Direcione o jato para engrenagem das cordas e aplique o lubrificante

2° Verifique se houve melhora no movimento das tarraxas

Pronto! Se você conseguiu executar todos os procedimentos descritos acima, com certeza o seu violão deve estar zeradinho!

Espero que você tenha gostado dessa aula, caso tenha alguma dúvida entre em contato, terei maior prazer em ajudá-lo

Nenhum comentário:

Postar um comentário